Seja muito bem vindo(a)!

contato@nappem.com.br

Afinal, o que eu realmente quero?




Posso não saber o que eu quero, mas eu sei exatamente o que eu não quero. 
Quem já ouviu alguém citar esta afirmação?
Eu mesma por muito tempo a mencionei, mas tratei de tirá-la do meu vocabulário e sabe por quê?
Porque uma vida sem propósito é o mesmo que uma música sem melodia.

E eu lhe pergunto: Qual o sentido em saber o que não se quer ao invés de saber o que se quer? Isso lhe ajuda em algo? Leva você a algum lugar?
Há quem diga que prefere não planejar absolutamente nada na vida, deixa por conta do “destino”. 
Bem, quanto a essa posição respeito a opinião alheia, pois vários fatores contribuíram (vivências, experiências, crenças) para que a pessoa tenha adotado esta forma de sentir, pensar e agir.
Quando você opta pelo “deixa a vida me levar”, ela até leva para onde ela quer. E neste momento a situação começa a ficar séria, porque você não está no comando, não está direcionando, nem tão pouco se responsabilizando, deixa de ser protagonista para ser coadjuvante.
Mas o meu propósito hoje é ajudar a você a aprender como obter mais clareza na definição de objetivos e compartilhar com você sobre pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de elaborá-los.
Elaborar um ou mais objetivos é tomar uma atitude estratégica, é tirar o sonho do mundo das ideias e colocá-lo no papel de modo bem prático.
Se você seguir os passos seguintes verá o quanto é fácil:
5 PASSOS IMPORTANTES PARA ELABORAÇÃO DE UM OBJETIVO
ESPECIFICIDADE
Todo objetivo tem que ser específico e detalhado. Devemos elaborá-lo com riqueza de detalhes. Eu costumo brincar com os meus clientes que a descrição de um objetivo tem que ter cor, cheiro, contraste, brilho, tamanho, som, para que qualquer pessoa possa visualizá-lo inteiramente.
MENSURÁVEL
Precisamos medir o nosso objetivo, analisando se a cada passo dado estamos indo na sua direção ou se é preciso fazer alguns ajustes na rota. A esta atitude damos o nome de melhoria contínua.
ATINGÍVEL
O seu objetivo é possível realizar? Você conhece alguém que já tenha conquistado algo parecido? Não adianta ter em mente algo que a você seja impossível realizar, seria um desperdício de tempo e energia.
RELEVANTE
Todo objetivo tem que ter o seu grau de importância para quem quer alcança-lo. A relevância é o nosso motivador, é o que nos faz seguir em frente, mesmo diante dos obstáculos que podem surgir durante a nossa caminhada, é o nosso MOTIVO + AÇÃO (motivação).
TEMPORAL
E por fim precisamos determinar uma data de início e fim da execução do que for planejado para atingir o nosso objetivo. Nós seres humanos temos a tendência de deixar para o dia seguinte, e vamos adiando o que tem que ser feito. Por isso é de suma importância determinar um prazo, pois assim nos comprometemos com o desenvolvimento do projeto, caso contrário pode acreditar, o objetivo corre o risco de ficar para o ano seguinte ou cair no esquecimento.
E então, você está pronto para começar a tirar o sonho do mundo das ideias, planejar para depois pôr em ação?
Psicóloga e Coach Cláudia Pedroso


Gostou?! Ajude-nos a compartilhar...

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia também...

Faça seu comentário