As forças de caráter na música apreciação da beleza

Aparentemente, são as pessoas com esta força de caráter bem desenvolvida as que menos precisam que a música possua letra para apreciá-la. A própria percepção da combinação adequada dos sons, a inteligência por trás de orquestrações e execuções já pode ser suficiente para despertar o sentimento de excitação, satisfação e prazer que entre outras coisas caracterizam nossas forças de assinatura, ou seja, aquelas que estão no topo de nossa lista pessoal.

Mas, mesmo assim, para falar da força Apreciação da Beleza, vamos tomar a letra de Trem das cores, de Caetano Veloso, e olhá-la mais de perto.

A franja na encosta cor de laranja, capim rosa chá

O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar

O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem

A lua e a estrela, anel de turquesa

Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina

Crianças cor de romã entram no vagão

O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã

E a seda azul do papel que envolve a maçã

As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar

Os dois lados da janela

E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há

Azul que é pura memória de algum lugar

Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios

Ou pra ser exato, lábios cor de açaí

E aqui, trem das cores, sábios projetos, tocar na Central

E o céu de um azul celeste celestial

Neste primoroso poema o autor observa o ambiente que o cerca através de um olhar profundamente estético, no qual as cores tomam importância quase maior que os próprios objetos.

Detalhes que parecem banais, como o capim ou “o papel que envolve a maçã” ganham status de personagens neste texto que se assemelha a uma pintura ou fotografia multicolorida. E tudo se encaixa e o entretém de tal forma que possivelmente este passageiro de trem madrugador a caminho do trabalho entra em flow simplesmente por se deliciar na observação de uma cena do seu cotidiano.

Lembramos aqui que flow é o nome dado por Mihaly Csikszentmihalyi ao estado de experiência ótima que se atinge ao mergulharmos numa atividade prazerosa a ponto de não percebermos o tempo passar. 

Embora a cena descrita por Caetano não envolva desafios por parte de seu observador – um dos pré-requisitos para que se alcance o flow – podemos arriscar a afirmação de que demanda o outro pré-requisito, que é a habilidade; isto se nos permitirmos aqui entender a Apreciação da Beleza como uma habilidade.

Além disso, esta força de caráter não se restringe apenas ao encantamento com a beleza estética, mas também se amplia à beleza de algo bem feito, algo que mereça reverência, em uma palavra, a Excelência.

E esta visão se confirma quando o poeta menciona dentre seus focos de atenção os seus “sábios projetos, tocar na Central”. Ou seja, ele dá a entender que a sensação causada pela admiração daquele momento desperta nele o impulso de desenvolver planos claros, bem estruturados, estimulantes.

Para quem não sabe, a Central do Brasil é uma das principais estações ferroviárias da cidade do Rio de Janeiro, que reúne nos horários de pico uma enorme massa de população. Logo, dizer que quer tocar na Central equivale ao desejo de levar sua música a um público incalculável, o que não se faz sem um planejamento minucioso e de excelência.

Assim, é de se esperar que músicas como esta atraiam o gosto de indivíduos que também já se encontraram – ou frequentemente se encontrem – em situações semelhantes. Que se identifiquem com a atitude do compositor, de se entregarem ao maravilhamento diante de belezas que muitas vezes outras pessoas à volta não captem.

Para o terapeuta, o coach, o professor ou qualquer outro profissional que precise estar atento às forças de caráter de seus clientes, este é um indício precioso.

Flávio Fonseca

Flávio Fonseca

Psicoterapeuta, pós-graduado em Psicologia Junguiana pelo IJEP/Facis, com estudos em Filosofia e Espiritualismo, realiza palestras sobre temas ligados ao pensamento e autoconhecimento, e é Facilitador do Jogo da Transformação, credenciado pela Innerlinks-Taygeta.
Redes Sociais:
Facebook - Instagram - Youtube: @flaviofonsecapsi
Site: www.flaviofonsecapsi.com

Outros Artigos

Gostou desse artigo? Compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
WhatsAppp

Deixe um comentário