Falta de autoconfiança devido aos desafios que já enfrentaram?

Qual é a diferença que faz com que uma pessoa agarre as oportunidades e outras não conseguem se livrar das suas desvantagens? o que faz a diferença?

O que faz algumas pessoas superarem obstáculos e outras em situações quase idênticas perpetuarem ciclos de autodestruição? Onde elas param de progredir como se algo as estivesse detendo?

Uma coisa é certa, referente às experiências, o sucesso requer mais do que talento e habilidade, é muito mais do que ganhar dinheiro ou chegar ao topo, tem a ver com se tornar tudo que você é capaz de ser. Um ótimo filho, pai ou mãe, chefe ou funcionário. É ser gentil e prestativo, ter a iniciativa de tornar o mundo um lugar melhor. É ser capaz de ver além dos objetivos pessoais e aprender a administrar suas tendências inatas ao egoísmo e à cobiça de modo a ter mais empatia com quem partilha a sua caminhada.

O sucesso é ser reconhecido como alguém que melhora a vida daqueles a quem toca, o que também significa buscar tocar mais pessoas, pois no fundo você sabe que faz a diferença. Muitos são apenas uma fração daquilo que poderiam ser alcançando bem menos do que são capazes.

Por acaso você já teve a sensação de querer fazer mais e ser melhor, mas parece que está amarrado com cordas e pesos invisíveis?

Você já parou para pensar porque está aqui, quais são os seus dons e seus talentos?

Quais são os seus sonhos? O que aconteceria se aproveitasse a vida ao máximo? O que você poderia se tornar se identificasse seus pontos mais fortes e eliminasse suas piores limitações?

Saiba que nosso comportamento compromete nosso potencial, por isso tudo depende da sua escolha em transmutar suas atitudes.

Em vista disso, apesar de termos uma personalidade resistente à mudanças, podemos focar em áreas que temos maior facilidade, maior habilidade, do que as que não temos um bom desempenho.

A psicologia positiva comprova, através de seus estudos, que usar nossas forças de caráter facilita um desabrochar, um florescimento pessoal além de aumento significativo do bem-estar.

Todos temos limitações e não é possível vencê-las se não as enfrentarmos.

Para ajudar você a vencer sua autossabotagem sugiro 4 pontos importantes:

  1. Encontrar qual seu objetivo específico, ou seja, qual seu real desejo e para onde irá direcionar sua energia a ação;
  2. Identificar suas forças pessoais, você poderá realizar seu teste de forma gratuita no site http://www.viame.org, basta colocar em seu registro para realizar o inventário. Lembre de alterar o idioma para português do Basil. De posse dos resultados você saberá quais suas principais forças de caráter.
  3. Enfrentar suas limitações, identificar qual sua dificuldade que atrapalha na direção de seu sonho, assim deverá mapear quais atitudes tomar para enfrentar cada uma delas, ao superar você terá uma sensação de maior empoderamento e sua autoestima aumentará;
  4. Traçar uma metodologia de ação. Quais passos são importantes e o que será preciso fazer para seguir em frente apesar do surgimento dos problemas que virão pela frente? A própria psicologia positiva aponta que ter esperança é saber agenciar novos caminhos quando fracassar.

Lembre-se de se avaliar constantemente durante o processo de mudança, se necessário procure ajuda de um profissional, pois infelizmente tendemos a ficarmos estagnados na zona de conforto, mesmo desejando mudar nossas atitudes.

Descubra quem você pode se tornar a cada novo dia e siga em frente. Busque estar focado para enfrentar os desafios, dê a volta por cima, melhore suas atitudes, torne-se mais assertivos em sua vida, porque felicidade é atitude.