Resultado de imagem para autoestimaVocê se apaixona por si mesmo exatamente como se apaixona por outra pessoa.  Em primeiro lugar você repara em si mesmo e começa a prestar atenção em certos detalhes, tais como: o que você diz, seu andar, sua risada, suas preferências e aversões.

Aceita sua personalidade exatamente como aceitar alguém que atrai o seu interesse.  Perdoa os erros que comete e se parabeniza por suas conquistas, é gentil consigo quando as coisas que faz não dão certo. Elogia a si mesmo e diz as mesmas coisas que diria a pessoa amada, reserva um tempo para você quando é necessário e procura confortar-se quando está magoado.

Aprender a se amar pode começar por uma simples atitude, mas poderosa.  Você ao acordar AGRADEÇA o seu dia e volte-se para o espelho e diga o quanto está te amando mais a cada dia.

No início essas atitudes parecem sem sentido, mas prossiga mesmo assim. Lembre-se da primeira vez que disse a alguém que o amava, do seu nervosismo e do medo da rejeição ou do compromisso?

Isso vai acontecer sempre que você se olhar no espelho, dúvidas virão, mas tente e aceite o que vier, só o tempo o fará acreditar em si. Muitos têm um péssimo costume de se menosprezar, se censurar, se colocar pra baixo desaprovando ações e pensamentos.

Você precisa agir a seu favor, respeitando-se e admirando-se.

Nós não somos perfeitos e algumas vezes podemos esquecer, aliás gostar de si mesmo é diferente de amar a si mesmo, se você já amou e foi amado saberá a diferença. Ter autoestima é amar a si mesmo ainda que nem sempre goste do que faz.

Resultado de imagem para autoestima técnica do espelhoNo exercício do espelho muitas pessoas se frustram porque não se sentem dignas de amor, mas saiba que isso é bem comum, continue tentando, o sentimento de amor virá em decorrência de seus atos de amor.

Lembre-se que amar é um verbo e portanto envolve ação, amar a si mesmo é uma ação que se for suficientemente repetida se transformará em sentimento, a ação está sobre o controle, o sentimento não. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém que você ama.

Em primeiro lugar, pergunte-se o que deseja? Se não souber pergunte, do que precisa? Se a resposta for razoável atenda a esse desejo, caso contrário encontre uma alternativa. Aprenda a se presentear, seja generoso e dê amor a si mesmo.

Faça de conta que você se ama e logo esse sentimento se tornará real.

Estudos em psicologia positiva evidenciam que pessoas que desenvolvem maior capacidade em se amar possuem maior bem-estar, felicidade e satisfação com sua vida.

Perceba o quanto é importante desenvolver a autoestima, com isso sugiro alguns exercícios além do que já foi comentado:

  • Reflita e avalie hoje como se sente em relação a si mesmo;
  • Tenha mais empatia e carinho independente de sua resposta;
  • Aceite quem és no estado em que se encontra;
  • Perdoe-se por seus “erros”, na verdade eles não existem se você se permitir compreender que servem para nos ensinar sobre o que não devemos repetir;
  • Liste quais são os valores pessoais mais importantes para você, pode ser que seja organização, liberdade, honestidade, crescimento entre tantos outros;
  • Pergunte-se qual o sentido que tem dado a sua vida;
  • Principalmente ajude outras pessoas, pois por incrível que pareça, ao ajudarmos a quem precisa de certa forma estamos ajudando a nós mesmos.

Nada disso funcionará se não se você não se comprometer consigo, ter atitudes saudáveis de amor próprio e estar ao lado de quem te dá atenção. Você é mais capaz do que imagina, só precisa acreditar.

Então, mãos a obra e ame-se cada dia mais.