Como seria juntar uma ferramenta que nos permite ir ao centro de nossas emoções com uma visão teórica cheia de ferramentas para trabalhar valores e qualidades e assim trazer a luz o nosso recursos e potenciais mais nobres para conduzir a vida com muito mais crescimento e assertividade?

Bem, é isso que ensino as pessoas a fazerem quando utilizo a hipnose junto com técnicas da psicologia positiva (chamada aqui de PP), mas vamos ao começo, o que é psicologia positiva e o que é hipnose?

A psicologia positiva busca romper com um modelo clássico de visão prescritiva da psicologia e medicina, modelo que visava o tratamento da doença, enquanto que a psicologia positiva visa desenvolver as qualidades, forças, valores e recursos do sujeito, algo muito próximo o que a hipnose também busca, segundo Milton Erickson.

A terapia realizada pela PP visa integrar sintomas e recursos em sua totalidade, sendo assim a pessoa pode se perceber como uma pessoa que possui tanto situações boas quanto situações ruins no seu cotidiano e aprende a fluir entre elas.

Desenvolvendo desta forma habilidades para lidar com os problemas e seguir em frente com mais qualidades e competências como coragem, otimismo, perseverança, felicidade, resiliência, esperança, motivação e tantos outros.

Em contrapartida a hipnose nos permite entender os padrões mentais criados por nós, mudar seus condicionamentos e ressignificar traumas (emoções), liberando o espaço negativo que temos na mente “lixo emocional” e dar oportunidade para reaprendemos todos os nossos valores, qualidades e potenciais, o que é a hipnose em si?

Nada mais do que uma forma de comunicação entre você com o seu interno e o externo.

Ao usarmos a técnica da hipnose, aliada a outras ferramentas similares, permitimos que a nossa mente pare de focar nas coisas negativas e passe a focar nos aspectos positivos da vida, gerando assim aprendizado e reorientação de valores. Lembre-se, quando você pensa em algo, isso alimenta um sentimento, quando você alimenta o sentimento, ele gera um comportamento, este comportamento por sua vez cria a sua realidade. 

Se pensarmos mais coisas negativas, alimentamos emoções ruins e por sua vez nossa vida passa a ficar negativa, quando mudamos essa programação na nossa mente, resgatando nossas potencialidades e trabalhamos nossos valores de fato, mudamos a nossa realidade (interna e externa).

Temos a recuperação da autenticidade e autonomia (autorresponsabilidade) de formas efetivas.

Ao usarmos a hipnose como ferramenta aliada a ideia de psicologia positiva, somos capazes de sair da ideia de eliminar problemas e demanda e partir para o real propósito da terapia, ensinar as pessoas a usarem suas próprias habilidades para viver uma vida mais plena e voltada ao desenvolvimento.

Uma forma muito prática de pensarmos na aplicação da psicologia positiva com a hipnose na nossa vida é o exercício da gratidão.

Pegue um caderno, daqueles bem simples, comece a anotar todas as coisas pelas quais você é grato, diariamente, damos a este exercício o nome de “Diário da Gratidão.”

A melhor parte dele vem agora, imagina você fazendo isso todos os dias, anotando essas palavras, lembrando-se dos momentos pequenos e grandes de gratidão, sabe por que isso é fantástico?

Porque a sua mente começa a focar nestes aspectos e depois de vários dias fazendo este diário, você passará a desenvolver habilidades como resiliência, autoconfiança, criatividade e outras forças de caráter (valores) que vamos explorar ao longo desta coluna.  Apesar de parecer um exercício bobo, ele é cheio de mensagens ocultas (minimal clues) que ajudam nossa mente a se reorganziar e por para fora tudo aquilo que  deixou de servir.

E se quiser melhorar ainda mais neste aspecto, vou te ensinar uma técnica de autoafirmação (auto-hipnose) que vai fazer essa tarefa ser ainda melhor. Ao fechar seu diário de gratidão, crie uma frase assertiva (ou afirmativa como chamam), repita ela todas as manhãs e ao longo do dia, você estará condicionando a sua mente a focar nisto e assim desenvolverá a habilidade desejada com facilidade. Veja o exemplo abaixo:

Frase da lista de gratidão: “Agradeço pela oportunidade de ter chegado no horário hoje.” agora vamos transformá-la em uma  Auto-Sugestão Hipnótica: “Estou me tornando pontual com minhas obrigações e comigo mesmo a cada momento.”

Essa simples afirmação, repetida várias vezes funciona como ensaio mental (ficará pro próximo post) e como forma de regra na nossa mente, ela buscará realizar isso cada vez mais.

Aproveito este espaço para divulgar dois e-books de minha autoria: 

  1. E-book sobre crenças: http://bit.ly/EbookCrenças
  2. E-book sobre auto-hipnose: http://bit.ly/florecasuamente

Até o próximo artigo.

Rafael Bianco

Rafael Bianco

Psicólogo há 6 anos (CRP: 01/17446) com várias formações focadas em Hipnose. Através da hipnose , ajudo as pessoas a transformarem suas vidas com uma atitude mental melhor e voltada para o crescimento pessoal e solução de problemas, recuperando sua qualidade de vida. Atendo adultos e idosos na cidade de Brasilia-DF e pelo sistema online de forma personalizada.

Outros Artigos

Contatos e Redes Sociais:

– Site profissional: https://rdbianko.wixsite.com/rafaelbianco
– Facebook: Terapeuta Rafael Bianco
– Instagram: @rafael.bianko
– WhatsApp: (61) 9.8531-2561