8 benefícios que você não sabe sobre a psicoterapia e deveria saber…

Você sabia que a Psicologia é uma ciência que não trata somente pessoas doentes?
E que ela também trabalha com o lado saudável, a prevenção, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal?

Pois bem, eu ainda escuto pessoas dizerem que “psicólogo é coisa pra louco”, “só quem adoece da cabeça é que deve procurar um psicólogo”.  É uma expressão típica do senso comum, construída sem o mínimo conhecimento da função do trabalho de um psicólogo.

O mais complicado de tudo isso é a falsa ideia que foi construída e difundida à cerca desta profissão gerando muitas vezes até mesmo certo preconceito com o profissional. E quem sai perdendo, são pessoas que de fato precisariam passar com um especialista, mas não o fazem por acharem que se o fizerem serão taxados de loucos.
Há muito tempo atrás eu também pensava que psicólogo era médico de louco, mas eu não tinha motivo algum para pensar assim, apenas estava repetindo o padrão de pensamento, ou seja, estava sendo influenciada pelo coletivo (senso comum).
Até que procurei buscar mais conhecimento através das leituras, quando ingressei à faculdade, a experiência nos atendimentos e também através do meu próprio processo terapêutico me mostraram um universo completamente diferente. A complexidade que é o ser humano intensificou ainda mais o meu interesse pelo estudo da mente humana.
No início dos meus atendimentos, em muitos momentos de reflexão eu pensava, mas será que a psicoterapia tem como premissa somente atender pessoas que adoeceram emocionalmente? Com o passar do tempo, fui compreendendo que não e hoje posso dizer que não são apenas pessoas que não estão bem que procuram a ajuda de um psicólogo, mas principalmente as que estão bem e querem manter-se assim. Pessoas que, preventivamente, querem cuidar da sua saúde emocional com o intuito de se conhecerem melhor, para viverem e melhorar a convivência com outras pessoas, melhorarem a qualidade de suas vidas, entre outras coisas.
Com a experiência percebi que a psicoterapia também promove o bem-estar do cliente e esse fator é a chave para uma melhora significativa e evolução no processo terapêutico.
Mas enfim, diante deste relato agora chegou a hora de revelar a lista dos oito benefícios sobre a psicoterapia: 
  • Promove o equilíbrio e a estabilidade da sua saúde emocional;
  • Eleva a autoestima, amor-próprio e a sua motivação;
  • Promove maior segurança nas tomadas de decisão e lhe dá mais autonomia;
  • Permite que você se conheça melhor, que descubra suas reais vontades;
  • Faz com que você consiga ser mais tolerante diante das frustrações e adversidades da vida;
  • Auxilia você na superação de conflitos internos e traumas;
  • Promove o seu amadurecimento e desenvolvimento pessoal;
  • Recupera a sua energia, melhorando assim sua qualidade de vida.
Psicólogo é um profissional qualificado, com conhecimento técnico desta ciência magnífica que é a psicologia. Ele acolhe, escuta, compreende, não julga e através de um ambiente terapêutico busca promover o equilíbrio emocional, o bem-estar do cliente.
Penso que todos deveriam fazer psicoterapia, pois os benefícios são impressionantes. Quem não tem seus conflitos que atire a primeira pedra. Quem não tem medos, anseios, dúvidas, traumas, inseguranças?
 
Quando percebo a mudança na forma de pensar, no comportamento, na superação dos conflitos internos, das pessoas que fazem psicoterapia é impossível não imaginar… “como seria o mundo se todos fizessem”. 

Gostou?! Ajude-nos a compartilhar...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...

Faça seu comentário