A Construção do Propósito na Vida e Carreira

Em meu trabalho de 26 anos com orientação profissional e de carreira, já ouvi diversas pessoas se queixarem de que todos já encontraram seu propósito, menos elas. E isso não é uma verdade, de que todos sabem facilmente qual o seu propósito, tendo clareza do que querem na vida e de qual é a sua missão.

Há também a ideia disseminada e equivocada de que propósito está relacionado a um projeto grandioso, imutável e definitivo. Isso faz com que pessoas que ainda não reconheceram seu propósito sintam-se frustradas e com a sensação de que há algo errado com elas.

O que significa a palavra propósito? Os dicionários fornecem as seguintes definições: 1) a intenção de realizar algo; 2) o projeto de atingir o objetivo final ou a aspiração desejada. De acordo com essa concepção, podemos inferir que propósito é o que nos impulsiona a realizar algo que tenha significado e conexão com nossos sonhos, desejos, valores e objetivos.

A pergunta – como descobrir meu propósito? – deve ser mudada para – como construo meu propósito? – porque não se trata de descobrir, como se já estivesse em algum lugar pronto, pré-definido, esperando que a pessoa tenha a sorte de encontrar. Na verdade, propósito é uma busca constante por aquilo que nos move e inspira e que ocorre ao longo do ciclo de vida e carreira. É algo que vai sendo tecido por meio das experiências, da exploração dos potenciais e talentos, dos acertos e erros, do aprendizado e desenvolvimento.

Propósito, além de não ser pré-definido, também não é imutável, mas algo que sofre transformações durante a nossa existência. A realidade está em constante mudança e isso produz efeitos nas trajetórias de vida. O que em uma fase da vida é prioritário pode já não ser mais em outra fase porque a pessoa e suas circunstâncias mudaram, dando origem a novos desejos, anseios e motivações.

Martin Seligman, um dos fundadores da Psicologia Positiva, revisitou seus conceitos iniciais sobre felicidade por meio de uma nova teoria denominada Florescer. A concepção de florescer refere-se à conquista de uma vida com bem-estar, o que vai além de uma existência feliz e abrange a combinação de sentir-se bem emocionalmente, ter uma vida com sentido, estar engajado, cultivar bons relacionamentos e se realizar.

A construção do propósito está ligada à necessidade humana de encontrar sentido e realização naquilo que faz. A carreira é uma travessia que envolve não apenas a busca de concretizar planos e conquistas, como também de pertencer e servir a algo valoroso e significativo.

E como podemos tornar mais visível nosso propósito e segui-lo?

1. Identifique seus interesses, gostos e paixões. Pergunte-se: O que amo e tenho prazer em fazer? Que coisas me inspiram? O que faço com interesse genuíno e engajamento? Quais atividades me fazem entrar em flow, mergulhando e me concentrando na tarefa sem sentir o tempo passar? Faça uma lista com essas respostas, depois leia e análise essas informações, usando-as para correlacionar com oportunidades de trabalho e áreas de atuação.

2. Desenvolva seus potenciais e talentos. Explore suas potencialidades, aprimore seus talentos e se desafie a praticar e testar novas habilidades, desenvolvendo-as. O saber fazer com competência é essencial para exercer uma profissão e produzir resultados para si e os demais.

3. Reconheça seus valoresComo princípios que norteiam as escolhas que farão parte de muitos momentos na carreira, é fundamental identificar seus valores e como deseja expressá-los em sua vida profissional. Para isso, faça uma lista com seus valores, depois defina os cinco mais importantes. Utilize-os para avaliar os acontecimentos e tomar decisões.

4. Conecte-se com as pessoas. Seu propósito sempre estará vinculado ao que você pode oferecer às pessoas e contribuir para seu bem-estar. Portanto, interagir e conectar-se com elas é essencial para você distinguir como pode ajudá-las e ter mais clareza de sua missão. 

5. Tenha abertura para novas experiências.Seja curioso e busque experimentar o novo com abertura e criatividade, sem julgar as situações antes de vivenciá-las. Permita-se explorar as diversas possibilidades e aprender com a experiência. Como o propósito é construído na trajetória da carreira, essa atitude irá favorecer o aproveitamento de novas oportunidades para identificá-lo.

Para concluir, aprenda, se desenvolva e valide suas experiências, sem se frustrar se ainda não identificou claramente seu propósito. Na verdade, ele já está aí, sendo criado por você. Mais importante do que expressá-lo em palavras é vivenciá-lo plenamente em sua travessia.

Simone Carvalho

Psicóloga - CRP 03/1507

Possui mais de 25 anos de atuação nas áreas de desenvolvimento de pessoas e clínica. Formação e experiência em orientação profissional e de carreira e coaching executivo. Formação em psicanálise. Facilitadora de treinamentos, cursos e workshops sobre temas relacionados à psicologia, desenvolvimento de liderança e gestão de carreira. Docente de graduação e pós-graduação nas áreas de psicologia e gestão de pessoas na cidade de Salvador/BA

  • simcarvalho@uol.com.br

Gostou?! Ajude-nos a compartilhar...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...

Faça seu comentário