Deixe a Vida Fluir


Sabe aquele momento quando estamos realizando uma atividade prazerosa e satisfatória?

Aquela sensação tão boa, aquele momento em que não queremos que acabe?

Pois é, se você já vivenciou isso, você já teve uma experiência de FLOW.

 
Mas o que significa estar em estado de FLOW ou estado de fluxo da experiência ótima em sua vida?

É praticamente uma sensação de transe, onde você perde a noção de fome, tempo, fadiga e obrigações sociais, se desconecta do externo, pois está imerso numa atividade altamente desafiadora e motivadora, que faz com que fique você “ligado” a ela.




E essa sensação nos devolve uma recompensa pessoal, ou melhor, uma atividade autossuficiente realizada sem expectativa de algum benefício futuro, mas porque realizá-la é simplesmente a própria recompensa para a pessoa e isso torna a vida cotidiana muito mais significativa.

Interessado em compreender o campo da motivação intrínseca e interesse sobre a satisfação e os princípios que fazem a vida valer a pena, Csikszentmihalyi desenvolveu a teoria do FLOW.

E com isso psicologia positiva tem um novo olhar sobre a psicologia tradicional, baseado na coragem, trabalho ético, visão de futuro, capacidade de prazer, insight, habilidades sociais e responsabilidade social, ou seja, uma construção das qualidades humanas.


Mas onde podemos aplicar a teoria do FLOW?
  1. Podemos sentir flow quando se desenvolve maior satisfação em seu trabalho e motivar também a força das pessoas para desenvolverem suas tarefas com satisfação;
  2. Para desenvolver lideranças motivadoras e engajadas;
  3. Na educação das crianças;
  4. Em atletas que buscam desafios e alta performance;
  5. Para redução dos níveis de estresse;
  6. Desenvolvimento de melhor autoestima.   

Então, podemos perceber que quando desenvolvemos em nossa vida um fluxo de experiência ótima, ou seja, flow, conseguimos melhorar a qualidade de diversas áreas de nossa vida, tais com: saúde/disposição, relacionamentos, família, profissional, porque ficamos mais motivados e preparados para atingir os mais variados desafios que provavelmente irão se apresentar diante de nós.

 
Aprenda a identificar e sentir fluxo em sua vida.

Vem com a gente!

Psicólogo Rafael Garcia Oliveira
CRP 07/16242


Gostou?! Ajude-nos a compartilhar...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Leia também...

Faça seu comentário