Psicoterapia Positiva

A psicoterapia positiva é uma abordagem terapêutica baseada nos princípios da Psicologia Positiva. Ela explora o que funciona, o que é certo e o que pode ser cultivado. Integra sintomas e forças, os riscos com recursos, o pontos fracos com valores para compreender as complexidades inerentes de experiências humanas de uma forma mais equilibrada do que a tradicional abordagem orientada no déficit.

Não minimiza, nem ignora as preocupações do cliente, mas dá atenção à dor associada ao trauma e simultaneamente explora o potencial para o crescimento.

Psicoterapia Positiva não nega emoções negativas, nem encoraja os clientes a ver o mundo através de óculos cor-de-rosa.

Visa validar estas experiências, enquanto encoraja os clientes a explorar os seus efeitos e procurar potenciais positivos de suas experiências difíceis e traumáticas.

Muitos de nós passamos por crises, momentos da vida que podem provocar desconforto e mal-estar.

Sentimentos de ansiedade, medo, dificuldades emocionais, resistência a certas mudanças atrapalham nosso desenvolvimento e adaptação a novas situações que a vida irá nos apresentar, no entanto cabe lembrar que a psicologia é uma ciência que não se limita em apenas tratar pessoas doentes, ela também trabalha com o lado saudável do ser humano, a prevenção, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Benefícios da Psicoterapia Positiva

  • Promove o crescimento emocional, autoconhecimento e amadurecimento pessoal;
  • Reforça aspectos sadios da pessoa, permitindo o uso de habilidades e capacidades suficientes para usar os recursos disponíveis;
  • Auxilia na construção de vínculos saudáveis;
  • Aumenta a autoestima e autonomia;
  • Dá maior segurança nas tomadas de decisões e escolhas.