Antes de dar continuidade a este assunto artigo quero te dar as boas-vindas aqui neste espaço e te dizer que ao final deste eu vou te dar dois presentes.

Por favor n√£o pule direto ao final leia o que eu tenho para compartilhar contigo.

Pois então, vou começar este artigo que afirmando que marketing funciona e muito bem na psicologia e vou te provar isso.

Quem afirma o contr√°rio, muito provavelmente n√£o sabe o significado de marketing.

Eu mesma, por muito tempo, fazia cara feia quando via ou escutava algum psicólogo divulgando o seu serviço, pois na minha cabeça era antiético. Na verdade eu estava completamente equivocada.

Na verdade o termo marketing até hoje ainda é confundido e rechaçado por muitos profissionais da psicologia porque não possuem conhecimento do assunto e acreditam que é marketing seja a mesma coisa que publicidade e propaganda. Mas não é.

Estes tr√™s termos fazem parte da mesma fam√≠lia, mas com fun√ß√Ķes distintas e o nosso c√≥digo de √©tica no artigo 20 √© muito claro no que diz respeito √† divulga√ß√£o do nosso trabalho, veja qual a diferen√ßa e o que diz o c√≥digo de √©tica. √Č muito importante entender os conceitos.

 

– Marketing: √© o pai da publicidade e propaganda. √Č a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas.

– Publicidade: √© a difus√£o de ideias, ou seja, tornar p√ļblico, √© divulga√ß√£o dos produtos e servi√ßos.

РPropaganda: é uma forma de estimular o cliente a fazer a compra.(proibida esta prática na nossa profissão).

E o nosso Art. 20 diz que: O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:

a) Informar√° o seu nome completo, o CRP e seu n√ļmero de registro;

b) Far√° refer√™ncia apenas a t√≠tulos ou qualifica√ß√Ķes profissionais que possua;

c) Divulgar√° somente qualifica√ß√Ķes, atividades e recursos relativos a t√©cnicas e pr√°ticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profiss√£o;

d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;

e) N√£o far√° previs√£o taxativa de resultados;

f) Não fará autopromoção em detrimento de outros profissionais;

g) N√£o propor√° atividades que sejam atribui√ß√Ķes privativas de outras categorias profissionais;

h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.

Hoje percebo que o me faltou na ocasião, além do conhecimento do que se tratava marketing, foi uma boa interpretação do artigo.

Se você não sabia disso ficou mais claro agora?

N√≥s psic√≥logos podemos e devemos fazer marketing de conte√ļdo, psicoeducar a sociedade que ainda tem uma imagem distorcida da profiss√£o e do papel do psic√≥logo.

Se você ainda tem dificuldade de fazer os pacientes/clientes chegarem até você, está na hora de você estudar marketing com foco na psicologia.

Quando começamos a usar as ferramentas de marketing de maneira adequada para a nossa profissão tudo mudou.

UM POUCO SOBRE A DUPLA POSITIVA

Somos psic√≥logos cl√≠nicos, conhecidos com a dupla positiva, palestrantes, empreendedores digitais, escritores coautores de 3 livros ‚Äď Psicologia Positiva Teoria e Pr√°tica(2016), Psicologia Sem Fronteiras(2017), Um Olhar da Psicologia para a Terceira idade (2018) e criadores do curso online de Psicologia Positiva na Pr√°tica.

Confesso que não imaginávamos a realização de tudo isso em tão pouco tempo.

Foi fácil? Claro que não. Foi desafiador, nos custou horas de sono, finais de semana, muita dedicação, estudo, mas o resultado está aí e tudo isso só se concretizou depois que aprendemos a colocar em prática as estratégias eficazes e éticas de marketing aplicadas à psicologia aprendidas no curso online de marketing para psicólogos, idealizado pelo Psicólogo Bruno Rodrigues.

Te convido a assistir este vídeo abaixo, vale a pena saber um pouco mais da nossa história. Foi uma entrevista concedida ao Bruno Rodrigues em novembro de 2015. Veja quanta coisa mudou de lá para cá.

Eu fui aluna na turma 1 em 2014 e o Rafa da turma 2 em 2015 e é incrível, pois lá se foram três anos e  continuamos estudando, aprendendo e empreendendo e com atitude já conquistamos a coautoria de três livros, um curso on-line de psicologia positiva, além de viagens, palestras, tivemos a honra de fazer a nossa primeira palestra internacional, Universidade de Lisboa em março de 2018.

Palestra na Universidade de Lisboa em 03 de março de 2018 no I Simpósio Luso-brasileiro de Psicologia Positiva.

Três livros como coautores Р2016, 2017 e 2018.

Curso Online de Psicologia Positiva lançado em 2017.

Hoje podemos dizer que é possível se viver da Psicologia, mesmo que empreender não seja fácil, mas é muito melhor do que trabalhar 40 horas semanais dentro de um escritório e sentir-se insatisfeita(minha realidade até abril de 2014).

Hoje vejo que √© muito melhor encontrar desafios que te levam em frente do que permanecer numa “zona de conforto”, nem t√£o confort√°vel assim e se desmotivar pensando desistir da profiss√£o. N√≥s passamos por isso.

Mas¬† tudo isso foram escolhas desde antes do marketing e p√≥s marketing.¬†Ent√£o se voc√™ leu at√© aqui e n√£o assistiu o nosso v√≠deo, por favor, assista, pois pode ser que sirva de inspira√ß√£o e esperan√ßa de que h√° uma luz no fim do t√ļnel.

E no final deste artigo tem um presente que é o book que o Bruno criou e ele ensina três passos para você já começar a mudar o seu perfil como profissional.

E tem mais, o mais legal de tudo √© que a partir do dia 27 de Agosto come√ßa a semana do marketing para psic√≥logo. Ser√° uma semana inteira de conte√ļdo online gratuito que vai ser ministrado pelo Bruno.

Encerrará dia 2 de setembro, então inscreva-se agora e reserve a sua vaga, é gratuito, aprenda com os ensinamentos dele e coloque em prática desde já.

Inscri√ß√Ķes para o curso gratuito fa√ßa atrav√©s deste link ¬†http://bit.ly/CursoGratuitoparaPsicologos

E o e-book que fala sobre 3 Passos para aumentar a procura pelos seus serviços.

Faça o download do e- book neste link  http://bit.ly/EbookparaPsicólogos

Ent√£o fica a dica, acompanhe o trabalhe do Bruno Rodrigues, somos ex-alunos do curso, mas eternamente gratos pela oportunidade de ter participado, f√£s n√ļmero 1 de um trabalho que √© feito com muita seriedade, transpar√™ncia, profissionalismo, √©tica e o prop√≥sito maior de ajudar os psic√≥logos de todo Brasil e do mundo. #juntossomosmaisfortes

Se quiseres ficar sabendo um pouco mais sobre marketing para psic√≥logos dicas, conte√ļdo, voc√™ pode pedir para entrar na nossa lista de transmiss√£o do whatsapp.

√Č so enviar mensagem para https://bit.ly/WhatsappClaudiaPedroso, dizendo o seu nome e MKT.

Será um prazer falar com você.

Abraços positivos.

Cl√°udia Pedroso e Rafael Garcia.