Viva cada dia melhor, mude seus hábitos de maneira positiva.

Desenvolva a capacidade de transformar sua vida através da ciência.  Mude sua mente para algo mais positivo.

Como pesquisador e contínuo estudante da psicologia positiva gostaria de ressaltar um dos temas que mais me chama atenção, o número de pessoas que estão insatisfeitas com sua própria vida.

Caso você tenha o desejo de transformar e de mudar a sua própria realidade este desafio é para você.

Lembre-se que muitas vezes não é muito fácil, justamente porque acabamos entrando num ciclo prejudicial que nos faz repetir sempre as mesmas atitudes, comportamentos, ficamos apenas desejando mudar, mas não conseguimos efetivamente transformar a nossa vida.

Conseguir transformar certas ações do nosso dia-a-dia e enxergar a vida com uma lente mais positiva pode ser um grande desafio, mas vale o esforço.

Quem não se identifica com repetição do que você costuma fazer, sempre do mesmo jeito, mesmas escolhas e hábitos?

Temos uma tendência de realizar aquilo que conhecemos, porque é mais fácil e cômodo de lidar. Geralmente agimos assim para evitar o medo, a ansiedade e algum tipo de desgaste emocional.

Mas é importante lembrar que o medo é uma emoção básica e fundamental para a sobrevivência.

No entanto  ele pode se tornar um grande problema nos impedindo de seguir em frente e aproveitar as oportunidades da vida. Mas uma coisa eu posso te afirmar, enfrentar determinadas dores, se permitir sair da zona de conforto e ir além do conhecido requer determinação e coragem.

Busque aprender a se desprender do medo, da negatividade, pois você pode fazer uma mudança de comportamento para viver melhor.

Devemos nos dar por conta do que realmente queremos mudar, qual hábito que nos incomoda? É tomar a decisão de fazer uma nova escolha, a escolha da mudança de hábito é algo muitas vezes desafiador.

A grande maioria das pessoas tem interesse de mudar algo, seja nos estudos, no trabalho, na saúde, nos relacionamentos, entre tantas outras áreas da vida.

Em virtude do nosso cérebro procura economizar energia, para isso ele desenvolveu a capacidade de automatizar o nosso comportamento, por isso a necessidade de se dar conta do processo de mudança.

Podemos começar também com mudanças positivas nos nossos hábitos, olhar a nossa realidade por outros olhos e encontrar vários benefícios, inclusive em relação ao estado emocional.

Você sabia que pessoas otimistas se recuperam melhor de procedimentos médicos e têm o sistema imunológico cada vez melhor e vivem mais?

Mudar o pensamento e desenvolver novos costumes significa discernir bons hábitos dos ruins, buscando o equilíbrio da saúde e aumento da qualidade de vida.

O importante é tomar consciência que durante todo o processo você terá que ter empenho, dedicação e coragem para transmutar, de alguma forma, sentimentos e pensamentos negativos.

Não vamos negar que eles existam, apenas vamos procurar transformá-los de forma positiva.

Sentimentos ruins desgastam os relacionamentos pessoais, os ciclos de amizade e colegas de trabalho.

Abaixo uma lista para ajudar você neste começo de mudança positiva:

  • Escolha o que você deseja mudar, faça uma lista com os hábitos que você tem e noutra lista quais os que você gostaria de começar a fazer diferente;
  • Concentre-se em um hábito de cada vez, a mudança requer esforço, dedicação e atenção, não queira fazer tudo de uma vez só;
  • Para mudar um hábito precisamos aprender a repetir para nós mesmos todos os dias o que é necessário realizar para mudança. Mantenha-se sempre focado nesse novo hábito;
  • Se for necessário, procure ajuda de um profissional, um psicólogo pode ajudar no autoconhecimento;
  • Nunca esqueça de se permitir ser humano. Emoções e sentimentos negativos fazem parte de nós, mas podemos aprender a transformá-los.

Estes cinco passos já ira ajudar você neste processo de florescimento, pois como costumamos afirmar, felicidade é atitude.