Seja muito bem vindo(a)!

contato@nappem.com.br

Problemas x bem-estar – Apenas 6 passos.

Ao aceitar o fluxo da vida, você descobre que é possível fazer menos e ganhar mais.

Já parou para pensar que ao se responsabilizar por seus atos e posturas defensivas pode melhorar muito e muito mesmo a sua vida? 

Menos resistência, mais permissão, pois lutar contra as situações é ir literalmente contra a maré.

Problemas sempre estarão presentes na nossa trajetória e são feitos para serem resolvidos e não valorizados. 

São situações que surgem diante de nós para testar a nossa capacidade de pensar, criar estratégias e agir para resolvê-los.

Na sua grande maioria, é para nos tirar da zona de conforto e vem com uma dose de lição, mas aprende quem quer é claro, até porque a vida é feita de escolhas..

O problema geralmente vem acompanhado da solução, mas se torna um problema maior ainda quando a resistimos.

Por que resisto? O que está por trás desta minha resistência? Estou disposto a pagar um preço para resolver? Como está o meu nível de autoconfiança?


Estes questionamentos são importantes para que possamos refletir o que estamos fazendo com esta preciosidade que nos foi dada, “a nossa vida”.

Agora, tudo pode mudar se olharmos os problemas sob uma ótica positiva porque eles nos oferecem sementes de oportunidades para o nosso crescimento pessoal.

É claro que cada caso é um caso a ser avaliado, mas aqui eu escrevo de uma maneira geral. Podemos tomar algumas atitudes as quais menciono abaixo:

1) Desviar o foco do problema e direcionar sua atenção para a solução porque tudo aquilo que focamos potencializa, aumenta, maximiza. Veja bem, não estou sugerindo que você negue o problema, apenas que você mude a estratégia.

2) Identificar que recurso(s) eu preciso ou já possuo para resolver este problema? Este recursos poderão ser de ordem material ou não.Exemplo de recurso interno: saúde, coragem, vontade, etc

3) Valorizar os seus valores pessoais, pois eles são ferramentas valiosíssimas, a sua marca registrada. Eles que é que fazem de você o que você é.

4) Procure praticar ações intencionais de algo que você goste para dar um up na emoções, pois quando sentimos emoções positivas(vida agradável), consequentemente o nosso bem-estar melhora e nos sentimos mais fortes para lidarmos com as adversidades. Quer saber algumas dicas de ações intencionais acesse a lista clique aqui

5) Criar um novo jeito/nova forma de fazer para que o resultado seja satisfatório. Se preciso for peça ajuda à pessoas próximas que entendam o que você está precisando e possam somar e não ao contrário. Relações positivas são importantíssimas nesta hora.

6) Dê sentido para você resolver esta questão. Quando algo tem significado forte nos engajamos(arregaçamos as mangas com a intenção de obtermos resultados positivos) atingindo assim a autorrealização.

Permita-se, deixe a vida fluir como uma onda no mar.

Se gostou compartilha, comente. Será maravilhoso poder conversar com você.

Abraço.




Cláudia Maria Pedroso Dias, psicóloga e coach, CRP 07/20397, palestrante, escritora, empreendedora, coautora do livro Psicologia Positiva Teoria e Prática, idealizadora do Ponto Mutação – Desenvolvendo Potenciais, um pessoa de bem com a vida, alegre, uma apaixonada por desenvolver e empoderar pessoas.



Gostou?! Ajude-nos a compartilhar...

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia também...

Faça seu comentário