Você se apaixona por si mesmo exatamente como se apaixona por outra pessoa. Em primeiro lugar você repara em si mesmo e começa a prestar atenção em certos detalhes, tais como: o que você diz, seu andar, sua risada, suas preferências e aversões.
Aceita sua personalidade exatamente como aceitar alguém que atrai o seu interesse. Perdoa os erros que comete e se parabeniza por suas conquistas, é gentil consigo quando as coisas que faz não dão certo. Elogia a si mesmo e diz as mesmas coisas que diria a pessoa amada, reserva um tempo para você quando é necessário e procura confortar-se quando está magoado.
Aprender a se amar pode começar por uma simples atitude, mas poderosa. Você ao acordar AGRADEÇA o seu dia e volte-se para o espelho e diga o quanto está te amando mais a cada dia.
No início essas atitudes parecem sem sentido, mas prossiga mesmo assim. Lembre-se da primeira vez que disse a alguém que o amava, do seu nervosismo e do medo da rejeição ou do compromisso?
Isso vai acontecer sempre que você se olhar no espelho, dúvidas virão, mas tente e aceite o que vier, só o tempo o fará acreditar em si. Muitos têm um péssimo costume de se menosprezar, se censurar, se colocar pra baixo desaprovando ações e pensamentos.
Você precisa agir a seu favor, respeitando-se e admirando-se.
Nós não somos perfeitos e algumas vezes podemos esquecer, aliás gostar de si mesmo é diferente de amar a si mesmo, se você já amou e foi amado saberá a diferença. Ter autoestima é amar a si mesmo ainda que nem sempre goste do que faz.
No exercício do espelho muitas pessoas se frustram porque não se sentem dignas de amor, mas saiba que isso é bem comum, continue tentando, o sentimento de amor virá em decorrência de seus atos de amor.
Lembre-se que amar é um verbo e portanto envolve ação, amar a si mesmo é uma ação que se for suficientemente repetida se transformará em sentimento, a ação está sobre o controle, o sentimento não. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém que você ama.
Em primeiro lugar, pergunte-se o que deseja? Se não souber pergunte, do que precisa? Se a resposta for razoável atenda a esse desejo, caso contrário encontre uma alternativa. Aprenda a se presentear, seja generoso e dê amor a si mesmo.
Faça de conta que você se ama e logo esse sentimento se tornará real.
Estudos em psicologia positiva evidenciam que pessoas que desenvolvem maior capacidade em se amar possuem maior bem-estar, felicidade e satisfação com sua vida.
Perceba o quanto é importante desenvolver a autoestima, com isso sugiro alguns exercícios além do que já foi comentado:
- Reflita e avalie hoje como se sente em relação a si mesmo;
- Tenha mais empatia e carinho independente de sua resposta;
- Aceite quem és no estado em que se encontra;
- Perdoe-se por seus “erros”, na verdade eles não existem se você se permitir compreender que servem para nos ensinar sobre o que não devemos repetir;
- Liste quais são os valores pessoais mais importantes para você, pode ser que seja organização, liberdade, honestidade, crescimento entre tantos outros;
- Pergunte-se qual o sentido que tem dado a sua vida;
- Principalmente ajude outras pessoas, pois por incrível que pareça, ao ajudarmos a quem precisa de certa forma estamos ajudando a nós mesmos.
Nada disso funcionará se não se você não se comprometer consigo, ter atitudes saudáveis de amor próprio e estar ao lado de quem te dá atenção. Você é mais capaz do que imagina, só precisa acreditar.
Então, mãos a obra e ame-se cada dia mais.